NEWS‎ > ‎

AXA: Portugal pede ajuda dentro de dois meses e Espanha até Julho

Publicado a 21/01/2011, 08:00 por House Work
Gestora francesa acredita que os dois países ibéricos vão necessitar de ajuda conjunta de 500 mil milhões de euros.


Franz Wenzel, principal responsável pela estratégia de investimento da AXAInvestment Managers, acredita que os dois países ibéricos vão recorrer ao fundo europeu de estabilização financeira (FEEF) e ao FMI.

Segundo as declarações citadas pela Bloomberg, o responsável da gestora de activos francesa estima que o pedido de ajuda de Portugal surja dentro de dois meses, ao qual se seguirá o resgate aEspanha, que de acordo com Wenzel, deverá ocorrer até Julho.

Wenzel prevê que os pacotes de ajuda para os dois países vão totalizar 500 mil milhões de euros. “Esperamos uma resolução destes problemas nos primeiros seis meses do ano”, acrescentou o mesmo responsável.

Apesar da recente descida dos juros da dívida pública portuguesa, são vários os analistas que continuam a apontar para o cenário de Portugal pedir ajuda.

A Goldman Sachs defende que a melhor solução para os problemas de financiamento de Portugal e Espanha passa por um pacote de apoio a Portugal e por uma linha de crédito para Espanha.

"Consideramos que a melhor solução é um pacote de apoio para Portugal e uma linha de crédito para Espanha", afirmou o economista chefe para a Europa do banco norte-americano Goldman Sachs, Erik Nielsen, em entrevista à Bloomberg TV.

21 Janeiro 2011 | 15:40
Nuno  Carregueiro  - negocios
Comments